Home / Ferramentas / Jailbreak / Desbloqueio / Desbloqueio para iPhone (todas as versões de baseband e iOS) [tutorial] (atualizado)

Desbloqueio para iPhone (todas as versões de baseband e iOS) [tutorial] (atualizado)

Ultimamente a comunidade de Jailbreak teve grandes dificuldades para desenvolver soluções de desbloqueio. Usuários das versões de baseband 04.11.08 e 04.12.01 do iPhone 4 sabem muito bem sobre esta situação. Porém, uma solução lançada por um pesquisador chinês promete desbloquear qualquer iPhone em qualquer versão de iOS ou baseband, exatamente isto.

 

 

Redirecionando…

 

Realmente, foi algo difícil durante tanto tempo dar respostas nos comentários do site e fórum do Touch Blogs como “Infelizmente ainda não existe solução para esta versão de baseband”. Usuários que ás vezes entusiasmados com o Jailbreak de seus dispositivos, não sabiam sobre o problema com o desbloqueio. No entanto, para todos estes que aguardavam, a boa notícia chegou.

 

MuscleNerd do iPhone Dev-Team, confirmou ontem que um pesquisador chinês nomeado Loktar_Sun, descobriu um método de desbloqueio a partir do Subscriber Artificial Module (SAM) (Módulo Assinante Artificial), desenvolvido por Sam Bingner.

 


O método foi descoberto a partir do momento em que o pesquisador junto com seus parceiros envolvidos, descobriram as grandes possibilidades proporcionadas pelo pacote SAM. Muscle Nerd do iPhone Dev-Team, admite até mesmo que isto foi algo que ele mesmo e sua equipe não tiveram capacidade de desenvolver.

 

Vale ressaltar que o método a ser realizado a baixo cria um “ticket” de desbloqueio apenas para o chip SIM da operadora que está no dispositivo, ou seja, para utilizar em outras operadora, deve-se realizar o processo novamente com o chip SIM desta segunda inserido.

 

Nota: O processo não concede desbloqueio permanente, ele apenas faz com que o iTunes ative o chip de sua operadora como se estivesse ativando o chip da operadora original (a qual o aparelho está bloqueado).

 

Requisitos. . .

O requisito básicos para o processo, é que o iPhone possua o Jailbreak (se necessário realizar o processo, visite nossa sessão de tutoriais) e chip original (exceto SoftBank, Japão). É necessário que o IMEI do iPhone não esteja na “black list” da operadora. Além de um computador com conexão a internet e ultima versão do iTunes.

 

Tutorial. . .

 Insira o chip SIM original do iPhone (aquele do país de origem onde foi comprado). Já com Jaibreak, abra o Cydia, toque em “Manage” > “Sources” > “Edit” > “Add”. Adicione o link http://repo.bingner.com/ e toque em “Add Source”. Aguarde pela adição do repositório no Cydia.

 

 

Inicie o SAM a partir do ícone SAMPrefs, ou no menu “Ajustes” em seu iPhone.

 

Após abrir o SAM, toque em “Utilities” e depois “De-activate iPhone”.

Nota: iPhones ativados por “hackactivate” devem seguir os passos inclusos no fim deste tutorial antes de prosseguir.

 

Ainda no SAM, vá em “Method” e marque “By Country and Carrier”. Selecione a operadora e país referente ao chip original, ou seja, se o aparelho é americano comprado na AT&T, deverá ser marcado “United States” em país, e operadora “AT&T Mobility…” Marque também o SIM ID.

 

Toque agora em “More information” e copie o IMSI que está presente em “SAM Details”. Depois disto toque em “Spoof Real SIM to SAM”. Volte para a tela inicial do SAM e em “Method”, mude para manual, volte a tela inicial do SAM e insira o IMSI que foi anotado/copiado antes.

Nota: Na Atualização #3 (fim do tutorial) está disponível alguns números de IMSI caso o copiado não funcione. 

 

Conecte agora o iPhone ao iTunes através do cabo USB para o iPhone ser reativado. Ao término do processo, clique duas vezes em ICCID, e verifique se os dados como Número de Telefone  e o próprio ICCID são referentes ao chip SIM inserido no iPhone.

 

Se após verificar no passo acima, os dados estiverem corretos, remova o dispositivo do computador. Toque em “Utilities” e  “De-activate”, desabilite o pacote SAM (em Enable). Conecte o dispositivo novamente ao computador, é normal que mensagens de erro apareçam dizendo que o dispositivo não pode ser ativado. Não se assuste, basta fechar e reabrir o iTunes e reconectar o aparelho.

 

Em alguns segundos, o iPhone exibirá a barra de sinal juntamente com nome da operadora, o que significa que o processo foi bem sucedido. Se o sistema de notificações Push for desabilitado, entre no SAM e selecione “Clear Push” para resolver o problema.


 

Notas: Como citado anteriormente, o iPhone funcionará somente com o chip SIM que foi utilizado durante o processo. Se você deseja utilizar outros SIMs, será necessário realizar o processo novamente em cada um deles.

 

Os desenvolvedores recomendam que seja feito um backup dos tickets de ativação do desbloqueio para um uso no futuro, siga este tutorial para fazer isto em poucos passos com o Redsn0w:

Faça o backup do ticket de desbloqueio do iPhone com o Redsn0w (tutorial)

 

Para quem possuí Hackactivate:

Quem utiliza Hackactivate deverá desativar desta outra forma, pois o SAM não consegue desativar o mesmo.
Para isto, basta conferir este tutorial e instalar o OpenSSH e Secure Shell:
Instalando o OpenSSH no iPhone e Secure Shell (tutorial)

 

Após instalar o OpenSSH e Secure Shell, execute o comando “Stockify” no Secure Shell. A hackactivation será desativada.

 

Atualização #1: Os servidores do repositório citado no primeiro passo está um pouco sobrecarregado devido ao intenso número de solicitações. Em caso de erros, persistam ou aguarde algum tempo até que a situação se normalize.

 

Atualização #2
Se você não possuí o chip original, no 5º passo, ao invés de copiar e colar o IMSI, coloque um dos correspondentes a sua operadora abaixo:

  • SoftBank, Japão – 44020812788253 (testado)
  • AT&T Mobility, USA – 310670036238208
  • AT&T Mobility, USA – 310670716907773
  • AT&T Mobility, USA – 310670852369158

Estamos publicando apenas destes dois países de início. Se necessário um IMSI para outro país, deixe seu comentário requisitando pelo mesmo (informe operadora e país de origem do aparelho).

 

Atualização #3
A boa notícia é que para quem salvou os tickets como recomendado, ainda é possível realizar o processo normalmente. Porém, quem não conseguiu realizar o mesmo a tempo, infelizmente a Apple bloqueou o processo, é preciso aguardar agora um novo processo.

 

Deixe seu comentário com suas dúvidas ou problemas em relação ao processo.

 

Créditos:

Imagens e adaptação e novos métodos : TouchBlogs

Baseado em versão de: RedmondPie 

 

O Touch Blogs agradece a todos que buscam nossos tutoriais. Estamos sempre trabalhando para oferecer um conteúdo interessante, útil e atualizado. Curta nossa fã page no Facebook e siga-nos no Twitter

About Edi Carlos

Escreve sobre tecnologia desde 2010. Aos trancos e barrancos, continua mantendo o site vivo...