Home / Empresas / Apple / Mozilla não lançará Firefox para iOS enquanto Apple não permitir navegadores de terceiros

Mozilla não lançará Firefox para iOS enquanto Apple não permitir navegadores de terceiros

Mozilla Firefox


Há algum tempo, vários navegadores estão tomando espaço na Apple App Store. No entanto, o Mozilla Firefox, presente nas mais diversas plataformas, não pode ser encontrado, fazendo com que fãs do browser busquem alternativas. Durante um evento no Texas, o vice-presidente de produto da Mozilla, Jay Sullivan, afirmou que uma versão do Firefox não será lançada para iOS enquanto a Apple não permitir a integração de navegadores de terceiros.

 

Diversos navegadores, como Opera, Google Chrome, Mercury, entre outros, estão disponíveis para download e compra – no caso de versões premium – na App Store. No entanto, Sullivan afirma que apesar de já existirem navegadores alternativos, a Apple não concede nenhuma opção para troca de navegador padrão no sistema, beneficiando, segundo ele, diretamente o Safari – navegador nativo das plataformas iOS e Mac.

 

Apesar de atualmente ser assim, quando a App Store foi lançada em 2008, aplicativos com funcionalidades semelhantes aos nativos do sistema eram rejeitados, algo que foi deixado de lado ao longo dos anos. Navegadores de terceiros como o Google Chrome, está entre o preferido dos usuários. Sullivan ainda ressalta que o Safari concorre de forma injusta, pois qualquer link de aplicativos ou sistema, direcionam automaticamente o usuário ao mesmo navegador, limitando a inovação na área.

 

É uma grande desvantagem para a Mozilla não liberar nenhuma versão de navegador para iOS ao considerar-se a expansão da navegação em plataformas móveis, que atualmente cresce de forma muito rápida. Os fãs do navegador Firefox agora precisam torcer para a Apple adicionar a funcionalidade de integração ao sistema com navegador de terceiros. Caso contrário, será um pouco difícil ver o Mozilla Firefox rodando em um iPad, iPhone ou iPod touch.

About Edi Carlos

Escreve sobre tecnologia desde 2010. Aos trancos e barrancos, continua mantendo o site vivo...