Hoje vamos aprender como configurar o Android ADB & Fastboot no Windows. Para aqueles que não sabem o que isto se trata, estas ferramentas são necessárias para aqueles usuários com objetivo de alterar funcionalidades do sistema nativo Android. O termo ADB – Android Debug Bridge faz referência a uma interface com linha de comando que permite alterar arquivos do sistema a partir de códigos inseridos via um computador. Toda alteração a nível avançado no sistema Android dependerá do ADB.
Nos dispositivos mais recentes o termo Fastboot também será bastante encontrado, sendo este um dos componentes necessários para configuração do ADB. Por padrão, ambos encontram-se juntos da SDK do Android. No entanto, existem pacotes que permitem a instalação deles de forma independente. É isto que você aprenderá hoje.
Tutorial Passo-a-passo
Como citado anteriormente, o ADB & Fastboot estão contidos no pacote SDK do Android, ou seja, será necessário como primeiro passo fazer o download do Android SDK. Faça o download da última versão do Android SDK.
1º Depois de baixado, extraia o conteúdo do arquivo em alguma pasta de sua preferência. Já dentro da pasta com os arquivos descompactados, encontre outra pasta nomeada “platform-tools”.
2º Mova a pasta platform-tools para um local de fácil acesso em seu computador (ex. disco local C:/ ou Área de Trabalho). É recomendado também renomear a pasta platform-tools para algo mais simples como “Android-adb”.
Como executar comandos dentro da pasta seria um pouco complicado para usuários que não estão acostumados com tal processo, vamos realizar nos próximos passos alguns procedimentos para que o ADB seja configurado automaticamente inserindo códigos no Prompt de Comando do Windows.
3º No menu iniciar ou na área de trabalho, clique com o botão direito em “Computador” em seguida, “Propriedades”. Na próxima janela que se abrirá, clique em “Configurações avançadas do sistema”.
4º Na janela de Propriedades do Sistema, clique na aba “Avançado”, em seguida, “Variáveis de Ambiente” – circulado na imagem abaixo.
5º Você encontrará diversas variáveis e valores. Role para baixo e encontre a variável “Path”, em seguida, clique em “Editar…”, da forma que segue na imagem abaixo.
6º Na janela aberta, você encontrará diversos valores na linha. Vá até o final da mesma e adicione o caminho “C:Android-adb” – considerando hipoteticamente que você tenha renomeado a pasta platform-tools para Android-adb do passo 2 e que a mesma tenha sido movida para o disco local C:, também no mesmo passo citado (se você colocou em outro caminho, basta colocá-lo normalmente). A alteração deverá ficar semelhante com a imagem abaixo.
Basta agora selecionar OK nas janelas do sistema que forem necessário.
Depois dos passos, a pasta do ADB foi configurada no sistema, e você agora poderá realizar os comandos necessários para que o ADB & Fastboot sejam configurados no sistema. Conecte ao computador um dispositivo Android com USB Debugging habilitado, em seguida, abra o Prompt de Comando do sistema e insira o comando “adb devices” – sem aspas. Automaticamente ele iniciará o daemon do ADB e listará o dispositivo conectado.
Se tudo ocorreu de forma semelhante a mostrada, o Android ADB & Fastboot já está configurado com sucesso no Windows, permitindo que outros processos dependentes de tais ferramentas sejam feitos em seu dispositivo.
Dúvidas? Erros? Sugestões? Deixe nos comentários.