Home / Microsoft pretende acabar com as senhas tradicionais

Microsoft pretende acabar com as senhas tradicionais

Segundo uma publicação no Blog Windows, canal oficial da Microsoft, a empresa pretende lançar o novo recurso com o nome de Windows Hello – um conjunto de mecanismos para identificação pessoal.

Windows 10

O novo sistema de reconhecimento biométrico será incluso no novo Windows 10, ainda em versão de testes. Entre as opções de reconhecimento, o sistema reconhecerá os leitores de impressão digital presentes em dispositivos existentes no mercado.

Já o reconhecimento facial não se limitará pela foto do usuário, algo bastante inseguro e já existente. O novo sistema necessitará de um hardware de reconhecimento avançado, como a câmera Intel RealSense 3D, que permite a leitura precisa da face do usuário.

A Microsoft afirma que o novo recurso atende a padrões de segurança exigidos por empresas – que certamente lidam com dados sensíveis internamente.

Dispositivos portáteis como smartphones e tablets compatíveis com o Windows 10 também poderão usufruir do novo Windows Hello, que virá como forma de atualização.

Outro recurso de segurança será o Microsoft Passport. Um aplicativo que permite o usuário acessar sites que exigem senhas comuns, utilizando apenas sua autenticação do Windows.

Confira abaixo um vídeo em inglês da apresentação oficial dos dois recursos. (lembrando que você pode ativar as legendas com tradução automática do YouTube 😉 )

About Edi Carlos

Escreve sobre tecnologia desde 2010. Aos trancos e barrancos, continua mantendo o site vivo...