Início / Ferramentas / Jailbreak : Vantagens e desvantagens

Jailbreak : Vantagens e desvantagens

O intuito deste artigo é trazer para você quais são todas as vantagens e desvantagens ao se realizar o famoso e polêmico Jailbreak em seu iPad, iPhone, iPod, Apple TV, ou qualquer outro dispositivo. O principal objetivo é sanar suas dúvidas e mostrar quais os reais riscos e cuidados a serem tomados antes, durante e depois do processo.

Nos dias de hoje ao se falar em dispositivos da Apple como o iPad, iPod touch, Apple TV e principalmente o iPhone, chegamos ao assunto : Jailbreak. Como o principal objetivo deste artigo é explicar suas vantagens e desvantagens e não o que é o Jailbreak, este processo resume-se em uma “quebra” da segurança imposta pela Apple em seus dispositivos, permitindo que alterações sejam feitas livremente no sistema do aparelho.

Segurança

Uma questão muito discutida entre pessoas que desejam realizar o processo de Jailbreaking, é a segurança do aparelho. Ao efetuar o Jailbreak uma série de códigos que englobam a proteção contra qualquer alteração no software central do aparelho são quebrados. Isto não quer dizer que seu aparelho está inseguro e vulnerável a ataques, o sistema iOS possuí uma grande segurança mesmo com Jailbreak, o que devemos dar atenção especial é quanto aos programas que instalarmos após o mesmo, pois aplicações maliciosas podem aproveitar dessa “liberdade” para corromper, ou injetar algum tipo de vírus.

Novas possibilidades

A realização do Jailbreak em um produto da Apple para a maioria dos usuários é a “abertura para novos horizontes”, pois com a “liberdade” concedida ao usuário (citada questão Segurança), todo dia novas ferramentas surgem para facilitar a forma como o sistema do aparelho (iOS) trabalha.

Há muitos hackers e desenvolvedores atualmente trabalhando em novas ferramentas, estas que permitem a introdução de recursos que por algum motivo deixaram de ser inclusos e até mesmo bloqueados no sistema. Entre estas centenas ou milhares de pessoas empenhadas na área pelo mundo estão as principais figuras como : Comex, Saurik (criador do Cydia), P0sixninja (criador do GreenPoison entre outras ferramentas).

Existem ferramentas que mudam desde o nome da operadora, até completamente o visual do sistema.

O desbloqueio de operadora

Muitos usuários (considerando os visitantes deste site), procuram o Jailbreak para um fim específico : O desbloqueio.

Uma das importantíssimas, se não a mais importante função para milhões de usuários que buscam o Jailbreak, é o desbloqueio de operadora.


Desde o lançamento do iPhone, a Apple investiu pesado na proteção do bloqueio de operadora em alguns países, fazendo com que um aparelho comprado na operadora X seja alienado a esta, não permitindo que o mesmo seja utilizado em uma operadora Y. Isto para o mundo hacker, foi como uma declaração de guerra, onde muitos se disporam a trabalhar para o desbloqueio do aparelho.

O Jailbreak é o primeiro passo para o desbloqueio de operadora em um iPhone, pois é a partir do aplicativo Cydia (aplicativo incluso no aparelho após o processo de Jailbreak) que as ferramentas de desbloqueio como o Ultrasn0w podem ser instaladas, permitindo que o usuário fique a vontade para utilizar seu aparelho em qualquer operadora disponível no mundo.

Pirataria

Tudo o que é bom tem seu lado ruim, no entanto, talvez este seja um lado bom para usuários alguns, no entanto extremamente péssimo ás empresas e desenvolvedores.

Com o possibilidade de instalar qualquer aplicativo não autorizado no aparelho, o Jailbreak acaba permitindo que aplicativos pirateados sejam instalados de forma facilitada. Isto acaba reforçando ainda mais a Apple a tomar medidas contra o Jailbreak, pois empresas e desenvolvedores que sofrem prejuízos bilionários forçam a primeira empresa a tomar medidas anti-pirataria. Trazendo sempre novas dificuldades aos hackers no desenvolvimento de ferramentas para Jailbreak a cada versão do iOS atualizada.

A pirataria traz tanto prejuízos a empresas como citado, e também aos usuários, onde um destes aplicativos carregam a possibilidade de instalarem juntamente algum tipo de praga.

Riscos

Muitos usuários possuem receio antes de efetuar o processo de Jailbreak, naturalmente por acreditar que algum erro poderá danificar o aparelho. Até hoje nunca houve relatos de danos físicos a um aparelho após erro no processo de Jailbreak, isto porque este mesmo se aplica somente ao SOFTWARE não alterando em nada a forma como o HARDWARE trabalha.

Por pior que seja o erro, a solução sempre será realizar uma restauração do sistema, para uma versão anterior, mais recente, ou personalizada por softwares de Jailbreak.

Garantia

Outra dúvida em massa consiste na discussão sobre a perda da garantia do aparelho. O jailbreak não quebra a garantia do aparelho, pois o processo é 100% reversível. Em um exemplo que você tenha um problema em seu iDevice (iPad, iPhone ou iPod touch) este mesmo sofra com defeitos de fabricação, no entanto, você já realizou o processo de Jailbreak. Neste caso basta apenas você restaurar o sistema do aparelho para sua versão original sem alterações.

Nota : É excluída desta categoria o processo onde é feita a atualização para a instalação da versão 06.15.00 do iPad no iPhone 3GS, pois este processo altera de forma permanente a versão do mesmo, o que leva a perda da garantia.

Legalização

O processo de Jailbreak não é um crime. Nos Estados Unidos atualmente há uma lei que legaliza o uso do Jaibreak. Já no Brasil não há nenhuma lei contra ou em defesa do mesmo processo.

Conclusão

 

Durante o artigo as principais vantagens e desvantagens do Jailbreak foram destacadas. Lembre-se que o processo deve ser feito completamente por sua conta e risco.

Embasado nas questões abordadas você poderá analisar se realmente necessita ou seja interessante realizar o Jailbreak em seu aparelho.

Uma dica é que você não pule nenhuma etapa durante o seguimento de um tutorial, pois algo que você faça de errado, poderá acarretar erros, levando muito mais tempo para a conclusão deste.

Faça o Jailbreak

Caso deseje realizar o processo, confira nossos tutoriais passo-a-passo para realização do Jailbreak em seu aparelho na sessão de tutoriais : Tutoriais de Jailbreak para iPhone, iPad e iPod touch.

Confira os atuais tutoriais de Jailbreak e Desbloqueio (iOS 5.1.1):

Jailbreak Untethered com Sn0wbreeze 2.9.5, com correção para GPS do iPhone 3GS (tutorial)

Jailbreak Untethered no iOS 5.1.1 com Redsn0w 0.9.12b1 (tutorial)

Jailbreak Tethered em Untethered no iOS 5.1.1 com Rocky Racoon (cydia) [tutorial]

Desbloqueio iPhone 3GS, 4 e 4S/iOS 5.1.1 com Ultrasn0w 1.2.7 (tutorial)

Sobre Edi Carlos A. Costa

20 anos, apaixonado por literatura, música, tecnologia e artes. Possui como hobbie a prática de piano e guitarra. Escreve artigos na internet desde 2010.