Home / Hardware / Intel anuncia segunda geração de processadores Sandy Bridge da família Core

Intel anuncia segunda geração de processadores Sandy Bridge da família Core

Depois de meses anunciando pequenas pistas, a Intel, liberou os detalhes da nova geração das linhas de processadores Core i3, i5 e i7.

 


A nova linha, inclui 29 novos modelos de processadores no total, assim como novas opções gráficas integradas (conhecidas agora como processadores gráficos). Veja as novidades da nova linha, que está focada principalmente em recursos gráficos.

 

O que eles possuem de novo ?


Há um ano, a Intel criou sua primeira geração de processadores da linha Core, com isto, o que faz desta nova plataforma diferente ? Bem, algumas coisas.
Para aqueles que não seguiram a saga Sandy Bridge, a nova família de processadores são baseados na microarquitetura Intel de 32 nanômetros e são os primeiros a implantar processador, controlador de memória e processador gráfico em um único chip.

 

O que isto significa para você ?

 

Em resumo, isso significa que o pacote é menor e integrado, o que faz com que cada função aproveite melhor da outra. Os gráficos mesmo não sendo como uma placa de vídeo dedicada, estão mais poderosos do que nunca.
Além disto, a Intel melhorou as tecnologias Turbo Boost e Hyper-Threading de tal forma que os novos chips, permitem maiores níveis de desempenho da CPU bem como, até uma melhoria de 60% com processadores móveis quad-core. Os novos chips integrados permitem reduzir o consumo de energia e podem por exemplo desligar completamente uma unidade óptica, colocando em pratica o que a intel chama de “incredible battery life.”

 

Detalhes do processador

 


Esta nova arquitetura significa novos processadores, e a Intel irá introduzir um total de 29 novos processadores, que se dividem em diversas variedades dos modelos móveis e desktop Core i3, Core i5 e Core i7. O gráfico acima mostra uma boa representação sobre as versões, mais se você quiser descrições mais aprofundadas sobre as novas funcionalidades, veja aqui. Podemos ver na tabela acima que houve uma mudança na nomenclatura dos processadores, que antes era seguido de três números e agora são quatro números após o nome do processador.
Os processadores i7 quad-core, serão lançados ainda esta semana, enquanto as versões dual-core, não serão lançadas antes de fevereiro. As versões ULV (ultra-low voltage) para laptops, serão lançadas no segundo semestre do ano.
Existe também um conjunto especial para a realização de overclock, que permite definir individualmente a velocidade dos clocks de cada núcleo, embora para isto é necessario uma placa mãe premium P67 Express.

 


A maioria dos recursos mencionados são voltados ao aperfeiçoamento do sistema gráfico. Este é um resumo do que esperamos ouvir mais detalhadamente na CES 2011.
Intel Quick Sync Vídeo O nome não é tão auto explicativo, mais o mesmo promete a transcodificação de vídeo mais rápida com o recurso Quick Sync integrado, pois o mesmo faz o processo todo em hardware. A empresa diz que o mesmo será 17x mais rápido, do que versões anteriores de sistemas gráficos integrados. A Intel está em parcerias com empresas de software de mídia como a CyberLink, Corel, e ArcSoft, para habilitar este novo sistema de conversão acelerada de vídeo em hardware em formatos H.264 e MPEG-2.

 

Intel InTru 3D / Clear Video HD – Reprodução de Blu-ray 3D sobre HDMI 1.4 ? Isto não é problema para a plataforma Intel Core 2011. Isto não quer dizer que a Intel está fornecendo a tecnologia 3D para desktops ou laptops, mas é promissor, pois você poderá jogar em 3D na sua TV utilizando o sistema de estereoscópio (converte 2D para 3D) e transferir conteudo HD em sua TV através de HDMI.

WIDI 2.0 – As maiores queixas sobre o WIDI original, era a falta de suporte para resolução de 1080p. Finalmente a Intel permitiu o streaming de full HD com seus mais recentes processadores. Se você deseja tirar total proveito das novas capacidades em full HD da Intel, é provavel que você irá precisar de um novo receptor de TV da Netgear.

 

E agora ?
Em fim, a Intel afirma que mais de 500 sistemas, serão baseados na nova plataforma. A Lenovo é uma das primeiras que se apresentará na CES utilizando processadores Intel Core 2011, fique atento para os anúncios de lançamento de outras empresas.

About Edi Carlos

Escreve sobre tecnologia desde 2010. Aos trancos e barrancos, continua mantendo o site vivo...